Graças ao até então secreto e emergente mercado oriental, o shochu conquistou a posição com ajuda dos chineses, japoneses e outros tigrinhos asiáticos.
Shochu é basicamente um destilado de arroz (rice shochu), arroz de Okinawa(awamoni), batata doce (imo), trigo (mugi), trigo sarraceno (soba), cana de açúcar ou açúcar mascavo (kokutou) e outros ingredientes, como a mandioca (ko ou kasutori).
O shochu é uma bebida que nasceu no século 14 e vive na mitologia japonesa assim como o vinho vive na Bíblia.
Pouco a pouco, o shochu foi deixando a região sul do Japão para se tornar conhecido também na capital Tóquio e consequentemente no mundo asiático. O que pouca gente sabe, no ano de 2003, as vendas de shochu passaram pela primeira vez as de sake, nunca mais sendo alcançadas.
Já venho à algum tempo procurando entender melhor o mundo dos shochus e nesse fim de semana estava almoçando em um bistrot natural chamado Le Manjue e conheci o shochu de mandioca Hakkon, brasileiro, produzido em Mogi das Cruzes.
A marca Hakkon mescla a mandioca ao arroz para produzir o primeiro shochu nacional. Com a proposta de ser um produto 100% organico, Hakkon oferece dois tipos de destilados, um com 35% de graduação alcoólica e outro com 25%. É comum encontrarmos shochus com graduação alcoólica mais baixas que outros destilados.
É uma bebida singular, presença bem característica de mandioca e um aftertaste bem limpo. Segue acima um esquema de como a bebida é produzida.
E vocês sabem como eles tomam ??? Em drinks como o Shochu&Tonic e o Shochu&Campari…mas o mais legal de todos é o Chu-Hi, algo como shochu e soda enlatada.
Menu
Livro de Receitas
Receitas por tipo de bebidas
Shochu é basicamente um destilado de arroz...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário